A Câmara Municipal de Loures entregou ontem mais cinco alvarás de loteamento a bairros do concelho, numa cerimónia conjunta que decorreu no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures.

A reconversão destas cinco Áreas Urbanas de Génese Ilegal (AUGI) – Quinta da Bela Vista, Serra Chã, Bogalheira, Coroas B e Casa Branca – está integrada num lote de 15 bairros que conseguiram, nos últimos quatro anos, ver concretizado “o sonho de uma vida”, conforme referiram os presidentes das comissões administrativas presentes na cerimónia.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, Bernardino Soares, congratulou as comissões administrativas “pelo esforço”, porque mesmo passando por diversas “dificuldades e décadas de trabalho, nunca desistiram”.

Para o autarca, a entrega destes alvarás não representa apenas “a concretização de um sonho de muitos anos”, mas também “um incentivo para outros bairros que estão com o seu processo em andamento”, que têm nestes cinco alvarás um exemplo de que “isto dá trabalho, mas é possível chegar ao fim”, acrescentou.

O presidente da Autarquia lembrou ainda que, nos últimos anos, “houve uma reposição da confiança mútua no relacionamento” do Município com estes bairros, criando-se “uma relação de seriedade, compromisso e verdade, que foi essencial para que conseguíssemos atingir o objetivo”.

Com a entrega destes cinco alvarás de loteamento, os proprietários passam agora a poder legalizar os cerca de 500 fogos que integram estas AUGI, com uma redução de 50% nas taxas de legalização das habitações nos próximos anos. “Uma forma de incentivar não só a reconversão dos bairros, mas também a legalização de cada uma das habitações, o mais rápido possível”, referiu o autarca.

A terminar, Bernardino Soares deixou também uma palavra de agradecimento às “imprescindíveis” equipas técnicas do Município, que têm mostrado “disponibilidade para falar convosco, para estar presente, para vos acompanhar nestes processos que são sempre difíceis e com legislação exigente”, conduzindo ao objetivo final que é a emissão dos alvarás e, consequentemente, a legalização das habitações.