A Câmara Municipal decidiu reforçar a verba afeta ao programa de Apoio Financeiro à Habitação Jovem em Loures, o qual recebeu 150 candidaturas de jovens que residem ou pretendem vir a residir no concelho.

Na proposta que foi aprovada por unanimidade na reunião camarária de dia 11 de agosto, refere-se que o número de candidaturas recebidas “superou as expetativas inicialmente previstas”, o que justifica a necessidade de aumentar a verba afeta a este programa de 100 mil para 160 mil euros.

Este apoio financeiro dirige-se a jovens, com idades entre os 18 e os 35 anos, que residem ou pretendem vir a residir no concelho, seja numa habitação arrendada ou adquirida com recurso a crédito.

Os objetivos desta medida passam por, como se refere na proposta, “potenciar a fixação, atração e autonomização dos jovens, facilitar o acesso à habitação e promover a capacitação e organização familiar desta população que, estando a exercer atividade laboral, tem dificuldades no pagamento das suas rendas de habitação”.

A análise das candidaturas recebidas está neste momento em curso, sendo que aquelas que vierem a ser aprovadas beneficiarão de um apoio financeiro durante um período de 12 meses, a efetivar entre dezembro de 2021 e novembro de 2022.